Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Unfiltered

Unfiltered

10
Jun21

O desenvolvimento das Relações

Catarina Monteiro

Olá a todos, sejam bem-vindos a mais um post aqui no Blog. Hoje irei falar sobre a importância das relações precoces na construção do eu.

As relações precoces são relações recíprocas que tem por base o conjunto de comportamentos(chorar, sorrir, vocalizar, agarrar e gatinhar) que nos primeiros tempos de vida permitem estabelecer a ligação afetiva entre crianças e quem dela cuida.

Um dos grande estudos da importância das relações precoces é o caso de Cindy e Karine, duas irmãs gémeas que vivem desde os seus 2 anos com uma família de acolhimento visto que os seus pais biológicos não tinham condições, principalmente psicológicas para ficar com elas. A mãe era descrita como “alcoólica, deprimida e instável”, sendo que o pai era “muito imaturo e um pouco ausente”.

Apesar destas irmãs terem sido cridas pela mesmas pessoas e da mesma forma são bastante notáveis as discrepâncias entre elas. Cindy era uma adolescente muito social, alegre com vários amigos e que tinha um bom desempenho escolar sem se esforçar. Esta prefere estar a fazer atividades desportivas e conviver com os amigos do que participar nas visitas com os pais, sendo que Cindy raramente falava neles.

No entanto, Karine é uma adolescente problemática, reservada e segundo a família de acolhimento “fingida”, que não revela interesse nos seus estudos e que não tem muitos amigos. Ao longo dos anos este quadro clínico foi-se acentuando levando assim a uma consulta psicóloga.

Deste modo podemos ver como as pessoas lidam com as mesmas situações de formas diferentes e como isso afeta a saúde mental de uma pessoa , pois estas gémeas passaram pelas mesmas situações no entanto desenvolveram características/ personalidades totalmente diferentes.

Após este exemplo podemos concluir que as relações que nós estabelecemos com as pessoas são bastante importantes para a formação do nosso caráter pois é através das situações que nós vivemos com as pessoas que nos rodeiam que vamos aprendendo e desenvolvendo a nossa personalidade.

Sobre mim

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • s o s

    a leitura deste post transformou-me para pior, nao...

  • Anónimo

    Parabéns por esta reta final do secundário! Será u...

  • Anónimo

    É verdade que essa fase da vida nunca mais se repe...

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub